domingo, 11 de setembro de 2011

REEDUCAÇAO ALIMENTAR

A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
1. Os segredos da boa Alimentação
Comer bem deve fazer parte da nossa vida não só para quem quer
Emagrecer
Existem muitas pessoas magras com as mesmas alterações do sangue das pessoas obesas, quando não muito piores. Em outras palavras, obesidade significa aumento de gordura corporal, não necessariamente de peso.

A reeducação alimentar é o método mais saudável e eficaz para se perder e manter peso. Come-se de tudo, porém em quantidade adequada a cada indivíduo. Para os abusos, recorre-se às compensações. Requer disciplina e persistência mas, como
qualquer hábito, uma vez adquirido enraíza-se para sempre.
Associar reeducação alimentar e aumento na prática de Exercícios físicos é absolutamente bem-vindo. Aliás, está comprovado que melhora e prolonga a qualidade de vida. Lembre-se: você é o que come. Portanto, vamos prestar atenção
ao que colocamos em nosso prato no dia-a-dia. Trata-se de uma auto-educação diária com agradáveis compensações no futuro. Viva de forma saudável!
1.1 – Princípios de uma Alimentação Saudável
Alimentos vermelhos contêm licopeno um antioxidante, encontrado nos tomates (melhor absorção e quantidade se aquecido), goiaba, etc, e está envolvido na saúde da próstata, pulmões e coração.
Os vegetais amarelos e verdes, como o milho e verdes folhosos contém Luteína e “Zeaxanthin”, estando relacionados a saúde da retina (degeneração macular ocorre com a idade), do coração e do sistema imunológico.
Os alimentos vermelhos e roxos contêm antocianinas e reverastrol, poderosos antioxidantes, encontrados nas maçãs, uvas, “berries” e vinho tinto, protegem o DNA, e a saúde do coração.
A cor laranja em alimentos como cenoura, manga, abóbora, damasco, contém beta caroteno, e ajudam o sistema imunológico. As amarelas como laranjas, tangerinas e
limões contêm flavonoides cítricos, que também protegem o coração e o sistema imunológico.
Alimentos verdes (as brassicas) incluindo brócolis, couve de Bruxelas, agrião, nabo,
rúcula, repolho, e outros contém glicosinolatos, protegem o sistema cardiovascular e imunológico.
Vegetais brancos como os da família da cebola, alho, cogumelos, contém compostos organo-sulfuricos, alicina, quercitina, adenosina e outros fitoquímicos, protegendo o sistema cardiovascular, diminuindo a pressão arterial.

Estudos sobre hábitos alimentares em todo mundo, indicam que o baixo risco de doenças crônicas, incluindo algumas formas de câncer, está vinculado ao consumo de frutas, vegetais e alimentos integrais, proteínas como a da soja, e freqüentemente com pouca gordura e muita fibra. Nós, adultos e crianças, deveríamos ingerir ao menos um alimento de cada grupo acima, diariamente.

O código de cores é uma simplificação das recomendações nutricionais, e justamente por ser de fácil entendimento, auxilia muitas pessoas a encontrar alimentos saudáveis quando viajam ou freqüentam restaurantes.

Elaboracao de receitas combinadas de modo a evitar a fermentacao no estomago.

A criacao de um cardapio saudavel como forma de evitar doencas cronicas e degenerativas, deve ser apresentada de acordo com a estrutura da atividade de cada empresa.

As normas de seguranca e higiene no preparo dos cardapios deve ser parte da materia apresentada no seminario, bem como algumas nocoes de preparo dos alimentos em casa de cada familia de trabalhadores.


Fortaleza, 25 de Janeiro de 2011