domingo, 11 de setembro de 2011

PALESTRA MAÇONARIA ROOSEVELT

ESTÉTICA
IN
NATURA®

SAUDE E QUALIDADE DE VIDA
Um dos conceitos terapêuticos de Hipócrates foi a distinção entre sintomas e doenças. Para ele, como para os médicos atuais, os sintomas são apenas manifestações exteriores de algo que está ocorrendo no organismo. O trabalho de Hipócrates tinha por objetivo descobrir como funcionava o corpo humano, levando sempre em conta a ação do ambiente e da alimentação. Hipócrates criou uma escola onde Medicina passou a ser Ciência e, dessa maneira, pressuponha apenas processos racionais.
…QUE O SEU REMEDIO SEJA O SEU ALIMENTO…
“Hipócrates”

Saúde para a Organização Mundial da Saúde é o completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. É interessante examinarmos como esse conceito evoluiu. Saúde traz hoje para a população em geral a idéia de ausência de doença e apenas isso, mas nem sempre foi assim. É curioso observarmos que, na Antiguidade, Hipócrates, já estava absolutamente convencido de que a saúde implicava uma harmonia do homem com a natureza. A saúde pressupunha, para ELE, o equilíbrio entre os diversos componentes do organismo, e o equilíbrio destes organismos com o meio-ambiente. O bem-estar dependia tanto de fatores internos quanto de fatores externos. Esses hábitos de vida sempre foram importantes para a definição da saúde: o clima, a qualidade da água, do solo, do ar,etc. Então, para alguém ser saudável, precisava preencher todos esses equilíbrios.



COMO SE PROCESSA O EQUILIBRIO DO NOSSO CORPO?

RELAÇÃO DO INTESTINO COM SEU HUMOR

A prisão de ventre também tem influencia no humor das pessoas, como podemos perceber, com o uso da palavra "Enfezada" (cheia de fezes), referindo-se a pessoas com mau-humor.
Existe relação direta entre a emoção integrada no hipotálamo e a motilidade do intestino.

Relação Intestino e o Cérebro
A ciência e as pesquisas médicas têm demonstrado através de estudos recentes a importância do sistema gastrointestinal e mais especificamente do intestino, para a manutenção da saúde e do bem estar. O intestino passou a ser reconhecido como um ''órgão inteligente'' por sua capacidade de seleccionar entre o que comemos, o que nos é ou não útil, e por ser o único órgão do corpo humano capaz de executar funções independentemente do Sistema Nervoso Central, chegando a ser recentemente denominado por especialistas como um ''segundo cérebro''.

Os intestinos possuem uma rica rede neuronal, cerca de quarenta hormônios e cerca de 100 milhões de neurônios (semelhante à medula espinhal) que elaboram neurotransmissores.
Cerca de 80% do potêncial imunológico esta presente neste órgão.


As principais funções do intestino grosso?
•eliminação das fezes;

•reabsorção de água e nutrientes

•contribui com o sistema imunológico (80%). Hospeda a flora microbiana que exerce várias funções importantes. Essas bactérias digerem uma parte da celulose, sintetizam vitaminas (complexo B e K); e destroem micróbios e bactérias patogénicas.

Limitar o papel do intestino à digestão seria reduzir consideravelmente a importância desse órgão. Ele é dotado de um sistema nervoso constituído por 100 milhões de neurónios (tanto quanto a medula espinhal), que elaboram cerca de vinte neurotransmissores, entre os quais a serotonina, reguladora do humor e do sono que influi nos distúrbios depressivos. Os cientistas falam hoje do intestino como o "segundo cérebro" do corpo humano, capaz de enviar sinais ao cérebro.

•o intestino ainda serve de barreira entre o exterior e o interior do organismo. A integridade dessa barreira é essencial para que a flora intestinal seja equilibrada. O intestino também produz a secreção de muco e substâncias capazes de melhorar esse efeito barreira.

Como deve funcionar o intestino?

As grandes refeições são 3, então evacuar de 2 a 3 vezes ao dia seria o ideal, de preferência após cada refeição como fazem os bebés..
Quando não acontece de 2 a 3 evacuações diárias pode-se a acumular de 3 a 4 kilos de matérias não eliminadas. Assim, os detritos que deveriam ser eliminados permanecem no intestino grosso durante muito tempo e acabam sendo fermentados. Neste processo, produzem material tóxico que será novamente absorvido pelo organismo, produzindo uma "auto-intoxicação" ou também chamada toxemia. Dentre estas toxinas destacam-se a cadaverina e a amônia.



Sintomas e doenças que estas toxinas podem provocar:

Além dos efeitos locais que a prisão de ventre pode causar como gases e cólicas, o acúmulo das matérias no cólon pode ser a causa de numerosas afecções.
As toxinas produzidas pelas putrefações intestinais alcançam pela via sanguínea os órgãos vizinhos, intoxicando-os e degenerando-os , podendo contribuir para o aparecimento de problemas como: obesidade, fadiga enxaquecas , celulites, alergias, problemas de pele e unhas, baixa das funções imunológicas, depressão, hipertensão e outros...
.

Funcionamento intestinal e obesidade:

Vale lembrar que o uso de constante de fibras solúveis e insolúveis, auxiliam os movimentos peristálticos, promovendo aumento do bolo fecal e mais evacuações. Portanto uma reeducação alimentar ,maior consumo de água, e atividade fisica, com certeza favorecem um bom funcionamento intestinal e conseqüente qualidade de vida.

...QUE O SEU REMEDIO SEJA O SEU ALIMENTO...

OBRIGADA
Paula Ilhéu e equipe(Daniele, Patricia)
esteticainnatura@hotmail.com
www.esteticainnatura.blogspot.com TratamentosAcademiaTônus:
Tel:3262-6227
Consultorio Sao Mateus : 3262-7499