domingo, 11 de setembro de 2011

IMPLEMENTAÇÂO DE DAY SPA

ESTETICAIN NATURA /PAULA CRISTINA MOUTA ILHEU

[PROJETO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE DAY SPA EM FORTALEZA/CEARÁ

O presente estudo aponta a abordagem sobre a visão de mercado nacional e internacional voltada ao segmento do turismo de saúde, a indústria de Spas o conceito de wellness e fitness,que apresenta o bem-estar associado ao valor agregado, longevidade e referencial de um negócio de luxo



DAY SPA & FITNESS CENTER
Criar um SPA urbano pode ser uma excelente opção de negócio para quem deseja empreender neste segmento, mas não é tarefa simples, pois tudo deve ser pensado com muito carinho, calma e dedicação. Um dos principais itens de sucesso para estes espaços são, definitivamente, ambientes onde conforto, estética e bem estar ficam evidentes no primeiro olhar.

Sinônimo de saúde, prazer, conforto e bem estar, o SPA urbano, também conhecido como Day SPA, é uma espécie de ilha de tranqüilidade em meio à agitação das grandes cidades.A atividade se enquadra no setor de bem-estar pessoal, mas distingue-se das clínicas de terapias orientais porque inclui além de tratamentos para relaxamento, uma série de serviços voltados para a estética. Distingue-se também das clínicas de estética, pois não submete os clientes a tratamento clínico de saúde ou realiza intervenções cirúrgicas.


Ao contrário dos SPAs tradicionais, em que o paciente se interna num local afastado por alguns dias, o Day SPA permite sessões diárias de massagens, drenagem com pedras quentes, talassoterapia, banho energético, e muitos outros mimos, sem precisar abrir mão de suas actividades cotidianas.

MERCADO
O segmento de SPA e wellness (bem-estar) crescem no ritmo acelerado da busca por melhor qualidade de vida, prevenção de doenças e cuidados com a imagem das sociedades modernas.

Alguns projetos de novos empreendimentos hoteleiros já são preparados com previsão de funcionamento de atrativos como estes. Embora muitos especialistas afirmem que não basta oferecer apenas um SPA e que a vantagem competitiva está na excelência do atendimento, focada na amplitude da personalização dos serviços. Para muitos hotéis, serviços deste tipo ainda são considerados uma vantagem competitiva. Por se tratar de um serviço considerado de luxo, este mercado esta mais sujeito às crises econômicas, podendo, nas situações de restrição de renda, ter sua demanda reduzida em detrimento de outros gastos essenciais de seus usuários.


LOCALIZAÇÃO
A implantação de um SPA depende da análise de vários fatores.
Alguns dos principais aspectos a serem considerados referem-se à existência de demanda para os serviços oferecidos e características do mercado consumidor, isto é, aspectos relacionados ao grupo de consumidores que a empresa pretende atender com seus serviços. Em geral as pessoas buscam este tipo de serviço próximo dos locais onde passam a maior parte do dia, a fim de evitar grandes deslocamentos. Tão importante quanto à análise do mercado consumidor é a avaliação da quantidade de concorrentes existentes na região em que se deseja atuar, bem como identificação dos pontos fortes e das falhas na atuação desses concorrentes.



COMO PLANIFICAR UM SPA


O SPA irá necessitar do Alvará Sanitário da ANVISA, atestando a conformidade de suas instalações para funcionamento.Conferir a planta do imóvel aprovada pela Prefeitura e veja se não houve nenhuma obra posterior, aumentando, modificando ou diminuindo a área primitiva, que deverá estar devidamente regularizada.

Verificar também na Prefeitura Municipal;
Empresas que exploram o comercio deprestação de serviços de SPA estão sujeitas ao regime de fiscalização sanitária. O funcionamento regular do SPA depende da obtenção de alvará sanitário, a cargo da autoridade sanitária competente do Estado federado onde o serviço é ou será instalado.

1.se as atividades a serem desenvolvidas no local respeitam a lei de zoneamento do município.

2.a legislação municipal que trata da instalação de anúncios. Corpo de Bombeiros A análise do projeto do edifício pelo Corpo de Bombeiro é exigida para concessão de autorização de funcionamento pela Prefeitura. Nesta análise são verificados itens, tais como níveis mínimos de segurança, previsão de proteção contra incêndio da estrutura do edifício, rotas de fuga, equipamentos de combate a princípio de incêndio, equipamentos de alarme e detecção de incêndio, além de sinalizações que orientem a localização dos equipamentos e rotas de fuga.

3-Obtenção do alvará de licença sanitária – adequar às instalações de acordo com o Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas). Em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estadual e municipal fica a cargo das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde (quando for o caso);. Preparar e enviar o requerimento ao Chefe do DFA/SIV do seu Estado, solicitando a vistoria das instalações e equipamentos. O SPA urbano pode ser equiparado a um Centro de Estética, sem se confundir, contudo, com uma Clínica de Estética.

Empresas que exploram a atividade de prestação de serviços de SPA estão sujeitas ao regime de fiscalização sanitária. O funcionamento regular do SPA depende da obtenção de alvará sanitário, a cargo da autoridade sanitária competente do Estado federado onde o serviço é ou será instalado.

FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA

O Decreto federal n° 77.052, de 19 de janeiro de 1976, estabelece que as condições de exercício de profissões e ocupações técnicas e auxiliares, relacionadas diretamente com a saúde, estão sujeitas à fiscalização sanitária do órgão competente do Estado federado. São atividades enquadradas no Decreto federal n° 77.052/76: I - Os serviços ou unidades de saúde, tais como hospitais, postos ou
casas de saúde, clínicas em geral, unidades médicas-sanitárias e outros estabelecimentos ou organizações afins, que se dediquem à promoção, proteção e recuperação da saúde;

ESTRUTURA
As instalações ideais de um SPA urbano devem possuir uma área superior a 100m² e reunir alguns destes ambientes: Restaurante; Piscinas; Sauna; Salão de beleza; Sala de TV e vídeo; Salas de ginástica; Salas para exames; Salas para massagens e terapias; Vestiários; Suítes ou Cabines para atendimento individual. Vale lembrar que a sinergia de serviços é necessária para garantir a atratividade do negócio, criando um potencial competitivo, contudo é preciso ter foco no resultado e não diversificar a ponto de perder a identidade do negócio. Por outro lado, ter apenas as instalações de praxe e oferecer algumas terapias e massagens não é suficiente.

Um SPA urbanodeve oferecer, tratamentos relaxantes e embelezadores, mas também possuir uma infra-estrutura física que, permita oferecer muito conforto aos seus clientes e que os atraia pela estética, sensação de bem-estar e bom gosto das instalações. Cada sala deve ser adaptada ao tipo de atividade que vai ser desenvolvida: uma aula de yoga deve ser dada em um espaço silencioso, com um piso confortável e luz natural, por exemplo. Já um banho de ofurô deve permitir o relaxamento em um lugar reservado, com espaço para trocar-se, guardar coisas, com toalhas à mão, música suave, luz aconchegante. Ou seja: o estímulo aos sentidos deve ser dosado de acordo com o objectivo final da atividade e isso deve ser estudado em todos os detalhes.

PESSOAL
A estrutura a ser montada e a equipe de profissionais irá depender da definição dos serviços a serem oferecidos. Dentre os profissionais que podem ser empregados no
estabelecimento, encontram-se: Fisioterapeuta; Nutricionista; Psicólogo; Massagista; Professor de educação física; Esteticistas; Dentre outros profissionais especializados em terapias alternativas. Além dos profissionais mencionados acima, ter pessoas com perfil adequado para oferecer uma boa recepção e atendimento aos clientes, uma equipe eficiente de limpeza e algo mais para que o cliente se sinta valorizado é importante para este tipo de atividade.

EQUIPAMENTOS
A implantação e a aquisição de equipamentos e produtos vinculam-se aos tratamentos e serviços queserão oferecidos aos clientes. Dentre os equipamentos mais comuns utilizados nestes estabelecimentos (sem responsabilidade médica), encontram-se:
- Armários para vestiário;
- Balcão para recepção com sofá e cadeiras;
- Banheiras de hidromassagem;
- Cadeira reclinável (para massagem facial);
- Equipamentos para lavagem e esterilização de materiais;
- Espelhos;
- Macas (para massagem);
- Móveis de escritórios (mesas, cadeiras, armários);
- Ofurôs;
- Prateleiras;
- Aparelho de Comunicação Multifuncional (Telefone, fax, impressora,computadores etc.). Além de uma variada gama de vaporizadores, ionizadores e estimuladores faciais e, dependendo dos serviços prestados,
um Day SPA poderá contar com equipamentos mais sofisticados, tais como:
- cama de massagem com jatos de água quente.
- aparelho de photondome( infra vermelho longo)
- Duche Vichy
- Cabines de Sauna, seca e a vapor
- Banheira de Vinhoterapia
Banheira de hidromassagem com oxigenoterapia ou ozônio

Matéria Prima / Mercadoria

A expressãoSPA vem do latim “sanus per aquam”,que significa saúde pela água, mas hoje eles oferecem mais do que terapias por meio de banhos. Ainda não há uma regulamentação que classifique os SPAs de acordo com suas especialidades e serviços oferecidos. Assim, as opções de serviços variam. Dependendo do local, podem ir de aromaterapias, técnicas de relaxamento, tratamento de pele e cabelos, passando por massagens terapêuticas, yoga, bioginástica, banhos termais e tratamentos estéticos, dos mais simples aos mais sofisticados. Entre os mais glamourosos estão banhos à base de vinho e até hidratação com cremes à base de seda e pó de ouro e caviar.

Organização do processo produtivo

Administração, Controle e Programação de Atividades
Como qualquer empresa um SPA necessita de pessoas dedicadas às atividades administrativas, financeiras, serviços gerais (higiene e limpeza) e de relacionamento com bancos, escritório de contabilidade, fornecedores, etc. Além disso, deve ter uma equipe técnicaresponsável pela programação das atividades operacionais, de acordo com o público-alvo e os serviços oferecidos pelo SPA.


Recepção e Avaliação -A equipe de recepção deve ser responsável pelos agendamentos e reservas de clientes nos horários disponíveis. Ao chegar ao SPA, é recomendável que o cliente seja registrado esubmetido a uma avaliação feita por profissional especializado ou por equipe multidisciplinar (fisioterapeuta, nutricionista,etc). A avaliação tem por objetivo identificar os interesses e as necessidades do cliente, direcionando-o para as terapias mais adequadas.

Prestação dos serviços -Os serviços oferecidos por um SPA urbano podem incluir as terapias mais diversas com o uso, ou não, deequipamentos e o apoio indispensável de profissionais especializados em cada uma das terapias oferecidas. Dentre elas: Aromaterapia,Vinhoterapia, Massagens,Terapias geotermais, Terapias de Hidro, Algoterapia, Pilates e muitas outras.

Apoio psicológico - Tem como objetivos examinar as causas e os efeitos do estresse e propor soluções, orientando e individualizando o tratamento, ajudando o paciente a adquirir competências que lhe permitam enfrentar e interpretar os problemas de modo positivo e realista.

Nutricionista– O estresse pode estar relacionado, dentre outros fatores, à alimentação. Os maus hábitos alimentares, como ausenca do consumo de água ingestão excessiva de cafeína, açúcar e sal, podem levar o organismo ao estresse. Desse modo,é interessante a elaboração de um cardápio de acordo com as necessidades de cada cliente.
Estética -Uma clínica de relaxamento pode oferecer, ainda, tratamentos estéticos, como limpeza de pele, massagem facial, hidratação, etc. Banhos dos mais variados tipos (argila, ervas aromáticas, chocolate,gomagem, clareamento de pele, etc.

Academia/Fitness - Começar um programa de fitness poderá ser uma das melhores coisas que você pode fazer para a sua saúde.
A actividade física pode reduzir o seu risco de doença crónica, melhorar o seu equilíbrio e coordenação, ajudá-lo a emagrecer e dar-lhe um impulso na sua auto-estima.Os benefícios são indiferentes à idade, sexo ou estatuto social.
Fitness significa ser capaz de realizar actividade física. Significa também ter a força e energia suficientes para se sentir no seu melhor possível.O exercício físico é bom para a saúde cardiovascular, pulmões, ossos e articulações. Diminui o risco de ataque cardíaco, diabetes, pressão arterial alta. Pode ajudá-lo também na qualidade do seu sono e gestão de stress.

As actividades de fitness são em função dos objectivos a alcançar: ganhar massa muscular - força; controlar/ estabilizar o peso - resistência; simplesmente sentir-se melhor com o corpo, melhorar a postura - flexibilidade; ou melhorar um aspecto específico de uma modalidade desportiva. Pode também englobar todas numa.

Investimentos
Apesar de ser possível montar um SPA urbano a partir de um investimento de R$ 80 mil, não é aconselhado o investimento demasiadamente econômico. A sinergia de serviços é necessária para garantir a atratividade do negócio, criando um potencial competitivo em relação a outros estabelecimentos concorrentes.

Diversificação / Agregação de valor
Como muita gente encaixa uma atividade em seu horário de almoço ou ao final de um dia de trabalho, pequenos restaurantes ou lanchonetes podem ser agregados ao espaço. Em geral, a alimentação nestes lugares é balanceada, feita com produtos especiais como os orgânicos ou diet de origem comprovada, e o trabalho de uma nutricionista pode ser a melhor solução e um convite para o cliente permanecer um período maior no SPA. Levar para casa aquela loção ou incenso que se utilizou no SPA também é um desejo muito comum entre freqüentadores. Alguns SPAs possuem pequenas lojinhas, que devem ter acesso direto a partir da recepção.

Glossário de Terapias e Tratamentos Integrativos a utilizar

Algoterapia - Realiza-se através da aplicação de camadas de algas aquecidas na pele. Este tratamento é uma forma de talassoterapia, indicado especialmente para a redução de inflamações e alívio da dor.

Aromaterapia - Trata-se do uso de óleos e plantas específicas vocacionadas para efeitos curativos. A aromaterapia induz respostas circulatórias, respiratórias e mesmo mentais, por ação do olfato. A maioria dos aromas é derivada de plantas, podendo ser integrada em outros tratamentos, como, por exemplo, massagens.

Ayurveda - Ayurveda é o nome dado ao uso de tratamentos à base de plantas e óleos aquecidos, juntamente com aromaterapia, meditação e alterações na alimentação, com vista à harmonia interna e externa. Esta prática indiana existe há mais de 5 mil anos, e é adaptada às necessidades específicas e ao estado atual de saúde do paciente.

Banhos Kneipp - Tratamento à base de banhos termais que actua por entre jactos quentes e frios, juntamente com infusões de lavanda, eucalipto, camomila ou rosmaninho. Desenvolvido na Alemanha em meados do século XIX

Desintoxicação - Um processo que envolve a eliminação de toxinas e
outros elementos poluentes da pele e do corpo. É feita através de uma dieta de fácil assimilação e forte em nutrientes. E com a ajuda de depurativos, chás medicinais, alguns estímulos como a hidroterapia, a massoterapia que ajudam o organismo a eliminar de uma forma espontânea, as toxinas acumuladas.

Drenagem linfática - Este tratamento ajuda o funcionamento dos nódulos linfáticos, que são os responsáveis pela produção de células sanguíneas e pela manutenção do sistema imunitário. A estimulação da circulação linfática é induzida através de uma massagem, eliminando bloqueios e toxinas. Esta é uma técnica especializada, que só deve ser realizada por terapeutas adequados.

Esfoliação - Trata-se da remoção da camada superior das células da pele, de forma a expor as novas e saudáveis células quese encontram por baixo. Pode ser feita com uma grande variedade de materiais, desde esponjasescovas ou máscaras.

Fitoterapia - Consiste no uso de plantas, algas e outras substâncias vegetaispara uma vasta gama de terapias que incluem massagem, vapores, envolvimentos e tratamentosnutricionais.

Fototerapia - Utilização da luz e de efeitos luminosos para tratamentos, desde problemasfísicos a psicológicos.

Gomagge - É o aplicar de loções e cremes no corpo com vista à limpeza e
hidratação. As loções contêm geralmente agentes hidratantes e extratos de plantas que removem suavemente células mortas da pele, e são aplicadas em massagens.

Hidromassagem – Massagem subaquática num equipamento próprio, com vários jactos de alta pressão e um chuveiro manual.
Ajuda a circulação sanguínea e linfática.

Hidroterapia - Termo que se aplica a todos os tratamentos que utilizam a água como agente primário. A água é geralmente doce, mineral e fresca, em oposição à talassoterapiaIonização - Água do mar ionizada que pode ser inalada ou pulverizada, utilizada freqüentemente no tratamento de problemas respiratórios.

Massagem com Pedras Quentes – São colocados seixos lisos no corpo do paciente, uns quentes e outros frios. Cada seixo é colocado num local específico para aliviar a dor muscular. É também conhecida como Terapia Geotermal.

Massagem Lomi-Lomi - Massagem originária do Havai. O objetivo é produzir um estado de bem-estar físico, mental e emocional através da manipulação dos tecidos do organismo e do sistema músculoesquelético. Atuando também nos sistemas nervoso e circulatório, gera estímulos que reequilibram e tonificam, além de promover o retorno venoso e a libertação de toxinas.

Massagem Sueca – Uma massagem que utiliza loções e óleos para acentuar a fricção ao manusear os músculos e pontos de Pressão.

Massagem Anti- Celulítica - Consiste na aplicação de uma máscara termal combinada com uma massagem, visando à eliminação ou diminuição da celulite.


Quiroprática – Arte de realinhamento da coluna através de manejamento intensivo destinado a aliviar problemas de costas e de pescoço.

Reflexologia – Antiga técnica chinesa que se foca em pontos específicos dos pés, que estão ligados a órgãos internos concretos. O objetivo é auxiliar o movimento da energia do corpo numa área particular, libertando o stress como efeito adicional.

Shiatsu - Significa “pressão com os dedos” em japonês. Esta técnica, semelhante à massagem, utiliza a acupressão e direciona o fluxo de energia por todo o corpo.

Talassoterapia - Todo o tipo de terapias e tratamentos que envolvem ou se baseiam em algas marinhas ou na própria água do mar. A Talassoterapia assenta os seus muitos benefícios na forte componente mineral e vitamínica da água
salgada.

Tanque de Flutuação - Um pouco maior que uma cama de casal, trata-se de um tanque fechado com cerca de 30 cm de profundidade, contendo água morna e com alto teor de sal. Permite então ao paciente flutuar confortavelmente num ambiente totalmente escuro e silencioso. Esta experiência pode ser extremamente serena e relaxante, cria uma sensação que tem sido descrita como um regresso ao ventre materno.

Hidrocolonterapia –A hidrocolonterapia é uma prática antiga de limpeza intestinal (feita com água morna) que promove a depuração profunda do sangue, tornando-o mais limpo, fino e oxigenado.Recentes estudos científicos proclamam o intestino como o “segundo cérebro”. Isso quer dizer que, além de atuar como um órgão inteligente, selecionando, entre o que comemos, o que é útil e o que não é útil para o organismo, o intestino é responsável pela produção de substâncias químicas fundamentais para o bom funcionamento da mente e do corpo.
Argiloterapia/Geoterapia-A argila é uma terra especial que absorve os princípios vitais do sol, da água e do ar, constituindo-se em um poderoso agente de recuperação física. Rica em silício, ferro, cálcio, sódio, potássio, magnésio, titânio, cloro, fósforo, carbono, manganês e enxofre, a argila participa da síntese do colágeno, tem propriedades cicatrizantes e ativa os processos metabólicos. Absorve impurezas do organismo e até cicatriza feridas.

Photon/infravermelho Longo- Photon® Dome melhora a hidratação e elasticidade da pele, elimina as toxinas e metais pesados, melhora a circulação sangüínea, provocando o aumento do metabolismo e queimando as moléculas de gordura.

Os raios infravermelhos longos iguais aos raios solares da manhã, emanados pela platina photon transmitem um calor mais ameno e aconchegante.
Provocando uma transpiração abundante que proporciona melhor eficiência na ativação do organismo e uma consequente decomposição da gordura subcutânea.


Drenagem Linfatica manual-é uma técnica usada para drenar e limpar macromoléculas e resíduos celulares que devido ao seu tamanho não entram no sistema venoso acabando muitas das vezes por ficarem no organismo devido a má drenagem linfática do organismo, faz uso de movimentos suaves e cadenciados por forma a relaxar o corpo e por forma a abrir os capilares linfáticos e introduzir neles as macromoléculas e os resíduos celulares.A Drenagem Linfática Manual activa os gânglios linfáticos e o seu trabalho combatendo assim infecções e estimulando as defesas imunitárias.

Massagem relaxante- amassagem é um conjunto de movimentos aplicados no corpo, ou seja, conjunto de actos para alivio da dor, efeitos de relaxamento, conforto, para aumentar a energia e rejuvenescimento muscular, reabilitação para melhorar a circulação da parte muscular ou de outras partes do corpo para que se obtenham outras vantagens terapêuticas.


Reeducação alimentar -é um termo muito comentado ultimamente como o "segredo" para eliminar peso e ter uma vida mais saudável, livre de doenças e do efeito sanfona.A Reeducação Alimentar é uma linha de trabalho que procurar aliar nutrição e satisfação. Com mudanças na conduta alimentar é possível consumir alimentos saudáveis e ao mesmo tempo apetitosos.






Essencial para um SPA é a atmosfera de alegria e competência em todas as áreas, do staff ao local, seja da toalhinha aos equipamentos mais sofisticados. Geralmente, um SPA oferece pacotes de atividades que mantêm o cliente no local durante um dia inteiro, ou programas sob medida, de acordo com a necessidade, preferência e a disponibilidade de tempo dos clientes. Adequar a rotina das pessoas a atividades e tratamentos é um desafio dos SPAs urbanos, onde os clientes não pernoitam. É necessário acompanhar as tendências e colocá-las nos serviços de forma rápida e consistente.



CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO EMPREENDEDOR

O empreendedor envolvido com actividades ligadas ao bem- estar, estética pessoal, beleza e cosmetologia precisa adequar-se a um perfil arrojado e comprometido, com a evolução acelerada de um setor altamente competitivo e ansioso por novidades. É aconselhável uma auto-análise para verificar qual a situação do futuro empreendedor frente a esse conjunto de características e identificar oportunidades de desenvolvimento. A seguir, algumas características desejáveis ao empresário deste setor:

• Acompanhar as tendências do mercado nacional e Internacional e viajar á procura de novos conceitos que façam a diferença.

• Ter paixão pela atividade e conhecer bem o ramo de negócio;

• Pesquisar e observar permanentemente o mercado onde está instalado, promovendo ajustes e adaptações no negócio;

• Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias

• Acompanhar o desempenho dos concorrentes;

• Saber administrar todas as áreas internas da empresa;

• Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos;

• Ter visão clara de onde quer chegar;

• Planejar e acompanhar o desempenho da empresa;

• Ser persistente e não desistir de seus objetivos;

• Manter o foco definido para a atividade empresarial, equilibrando investimentos e o desenvolvimento de novos serviços com um retorno financeiro que garanta a perenidade do negócio;

• Ter coragem para assumir riscos calculados;

• Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças;

• Ter grande capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las.


Viabilidade do Projeto

Além de todos estes fatores o empreendedor deve analisar a necessidade sazonal do turismo Nacional (Junho,Julho, Dezembro e Janeiro) e do turismo Internacional (Portugal, Espanha, França e Itália),com o turismo da terceira idade(Outubro a Janeiro) e o turismo das famílias com filhos em férias escolares( Julho a Setembro), afim de ter capacidade de oferecer serviços de SPA com internamento, para épocas em que a procura aumenta, sobretudo em busca de serviços diferenciados, pelo ideal “ TROPICAL”.

Adequado ao serviço de internamento para SPA, existe ainda a procura por empresários do sector de Saúde Natural, afim de poderem utilizar o serviço de infra-estruturas já pronta, e inserirem nelas o titulado “ SPA CLINICO” de Desintoxicação e Longevidade.

Outro tipo de turismo é o empresário e o poder Politico Africano(Angola, Cabo Verde), que procuram o turismo de luxo, com SPA de internamento e hospedagem completa(all inclusive).
Principalmente a partir do momento em que a ligação marítima de navegação de luxo, estiver em sua plena actividade entre Cabo-Verde e Fortaleza, conforme acordo firmado este mês, entre SEBRAE, FIEC E FRUTAL.
Além disso, o empreendedor pode ainda oferecer a este tipo de turismo de navegação a possibilidade de implementar o Spa dentro do Navio, sendo este um outro foco de atuação , que, apesar de menor serve como demonstração e divulgação das reais capacidades de serviços e qualidade de infra-estrutura da unidade Hoteleira/SPA.


Se agregarmos a estes conceitos uma boa planificação de Marketing e Assessoria de imprensa, combinados com parcerias com Agencias de Viagens e companhias áereas, o sucesso do empreendimento sera garantido e o seu retorno financeiro, o qual de acordo com administradores do Sebrae, e pelas estimativas de mercado deveria ser no prazo de Três anos, poderá acontecer no final do primeiro ano e meio.

O MERCADO EXTERNO E INTERNO


Tratamentos estéticos e terapêuticos em SPAs da Europa


Boscolo Exedra Milano
Seja nas montanhas ou nas praias, o viajante pode encontrar na Europa lugares especializados que oferecem os mais variados tipos de tratamentos estéticos, terapêuticos e com produtos naturais.
Alemanha - A variedade de tratamentos de saúde e beleza oferecidos nos mais de 350 SPAS e resorts é simplesmente surpreendente. A região da Bavária é o lugar perfeito para fazer uma viagem relaxante e tranquila, graças aos cenários de lagos cristalinos e à riqueza em aspectos naturais. Em Zugspitz, aproveite para se deliciar com a massagem de chocolate e manter o equilíbrio interior com a Ayurveda.
Áustria - No Tirol, o magnífico Interalpen Hotel & SPA impressiona pela decoração imponente e gastronomia com tendências mediterrâneas. Já o biohotel Stanglwirt possui uma fonte natural de água, que abastece todas as piscinas do lugar, com aromas e temperaturas diferentes, além de oferecer diversos tipos de tratamentos com produtos exclusivos. Na sala de relaxamento ou desfrutando de uma massagem ao ar livre, é possível avistar as montanhas Wilder Kaiser. O luxuoso Cervosa Hotel está a 2200 metros de altura acima do nível do mar e conta com 11 tipos de sauna para relaxar.
Espanha - Um dos principais destinos para este tipo de turismo, a Espanha oferece o que há de melhor em SPAS e centros de saúde. Na Catalunha, o hotel Thermes Montbrió está rodeado por campos de oliveiras e amendoeiras e proporciona experiências ótimas a seus hóspedes, pois conta com um centro termal natural com terapeutas profissionais. Dentro do Hotel Meliá Altea Hills Resort, localizado em um cenário natural privilegiado em Alicante, fica o SPA Salux Hills, um dos mais atraentes da Costa Blanca, por suas belas paisagens com vista para o Mar Mediterrâneo.
Irlanda - A Irlanda dispõe de uma grande oferta de hotéis e retiros para o bem-estar de seus visitantes. A cidade de Strandhill, no noroeste irlandês, não apenas oferece ondas magníficas aos surfistas, como também lugares com tratamentos bem interessantes, como o banho de algas do Voya SPA, que relaxa e hidrata a pele. O hotel Cliff House, em Admore, possui uma piscina de 15 metros com vista para o mar. Um lugar perfeito para descansar. Pertinho de Dublin, em Maynooth, o hotel Carton House proporciona tratamentos de luxo e técnicas asiáticas de massagem aos clientes.
Itália - Em todo o território da Itália é possível encontrar lugares para restaurar o bem-estar e cuidar da saúde do corpo e da mente. Além das águas termais, espalhadas por todo o país, os banhos de lama também são muito procurados. Lazio possui uma região privilegiada, que conta com mais de 250 hotéis spas. Em Lombardia, o Lefay Resort & SPA Lago di Guarda propõe um método exclusivo, com fusão dos princípios da medicina chinesa clássica ocidental com a investigação científica, que promete recuperar a energia vital. Em Milão, o hotel cinco estrelas Boscolo Exedra Milano surpreende pelo design moderno e majestoso.
Portugal - Para quem busca tratamentos estéticos, a Ilha da Madeira é o lugar perfeito. No Centro de Talassoterapia do Hotel Crowne Plaza, aproveite para experimentar os efeitos dos tratamentos com água do mar e algas, ou para fazer massagens corporais com pedras vulcânicas quentes e óleos essenciais. No oeste do Algarve, os viajantes poderão encontrar tranquilidade na serra de Monchique, além de um complexo termal indicado para tratamentos medicinais e de beleza, que já foram utilizadas pelos romanos. Ao final da tarde, não deixe de dar um mergulho na praia da Marinha.
República Tcheca - Existem inúmeras opções de lugares para relaxar na República Tcheca. Suas cidades SPAS, famosas no mundo todo, oferecem luxo, requinte e diferentes tipos de tratamentos que ajudam no rejuvenescimento. Na região de Karlovy Vary, muitas cidades dispõem de reservas termais, como Jáchymov, que tem águas dotadas de radônio, com efeitos analgésicos e antiinflamatórios. Em Marianske Lazne, monarcas do mundo todo, como o rei Edward VII da Inglaterra, já desfrutaram banhos nas mais de cem nascentes minerais.
Suíça - Nas paisagens naturais da Suíça é possível encontrar variados tipos de tratamentos. No país, é comum a caminhada de pés descalços, no qual pedras e gramados massageiam os pés naturalmente, ativando a circulação, o sistema imunológico e a vitalidade. A cidade de Engelberg conta com o Kitzelpfad, ou caminho das cócegas, localizado em torno do lago Härzli, a 1860 metros de altura e que possui 220 metros de profundidade.


NO BRASIL

No Brasil o primeiro Spa foi inaugurado 1984, no Grarujá (SP), e atualmente existem em cerca de 24 Spas no país inteiro. Eles podem ser divididos em várias categorias como: Spa holístico, médico, estético, naturista, ecológico, etc.

O melhor Spa holístico que encontramos foi o Espaço Nirvana. Esse tipo de Spa tende a utilizar influências medicinais da china e da índia, estando sempre voltado para pessoas que procuram qualidade de vida e equilíbrio emocional.
Pioneiro no Brasil, o espaço Nirvana está localizado no Rio de Janeiro e oferece atividades físicas, banhos terapêuticos, drenagem linfática, tratamento gestante, nutrição com alimentos orgânicos, massagens, lojas de produtos e muito mais..

O Spa Sorocaba conta com endocrinologistas, nutricionistas, cirurgiões plásticos, cardiologistas e psicólogos.
As atividades físicas como a musculação, por exemplo, são acompanhadas por personal trainners. Meditação, hidroginástica e massagens contam também com excelentes profissionais.
Um pacote de 7 dias custa mais ou menos 2 mil reais por pessoa..


Se você não está interessada em perder alguns quilinhos, mas está querendo deixar a aparência mais bonita e com uma pele de dar inveja, o espaço mais recomendado é o Kyron Spa, localizado em São Paulo, no shopping Iguatami.
Como é um Spa urbano, localizado no centro da cidade, o espaço não oferece quartos para per noite, mas o seu forte são em tratamentos estéticos para o corpo e para o rosto.
O local dispõe de massagens linfáticas, limpeza de pele, hidratação, esfoliação, acupuntura, tratamentos especiais para gestantes e noivas.
Cada tratamento tem o seu preço e depende da necessidade de cada pessoa,


Agora, se você é uma pessoa totalmente ecologia e que gosta viver em contato com a natureza e os benefícios que ela traz, o espaço A Rosa e o Rei é o mais indicado para esse tipo de atividade.
O local onde a natureza fala mais alto está localizado em São Francisco Xavier (SP) e as atrações principais são cachoeiras, trilhas, lagos cristalinos e piscinas límpidas e transparentes.
Os quartos possuem DVD, ofurô, compondo uma atmosfera totalmente confortável e ao mesmo tempo zen. Os hóspedes podem fazer aulas de tai chi chuan e desfrutar de belíssimos restaurantes e salas de descanso.

Se o objetivo for relaxar e esquecer a vida cotidiana, o Spa Unique Gardem é o que mais satisfaz esse tipo de necessidade. Está localizada em Atibaia em São Paulo e oferece piscinas, treinamento de golfe, massagens, quiosques para aulas de ioga, pilates e muito mais. Para final de ano, o Spa fez vários pacotes de hospedagem, e promete agradar todos os tipos e gostos, vale muita a pena conferir.

Se você está precisando se desintoxicar e aprender comer alimentos saudáveis, A Clínica Naturalista Lapinha, localizada na cidade da Lapa no Paraná, está a quase 30 anos neste ramo e oferece aos seus clientes conceitos de medicina naturalista e preconiza o consumo de alimentos fibrosos e naturais.
É especialista em Ordenoterapia, que trabalha com a alimentação, sono, repouso dos seres humanos, trofologia que aborda a alimentação saudável e individual e may- kur que é uma dieta profunda de desintoxicação e renovação geral do organismo. Sem contar com programas de fisioterapia, hidroterapia e massagens.

Eventos anuais de Spas
EquipotelSpa&Wellness 2011 Setembro
• Início: 12/Setembro/2011 - Final: 15/Setembro/2011
• Centro de Eventos: Anhembi ( Brasil, São Paulo )
• Periodicidade: Anual - caracter: Profissional
• categorias: Equipamentos para Hotelaria , Estética , Hidromassagem , hotelaria , lazer , saúde , Serviços , Spas .
• web: Equipotel Spa & Wellness
Empresas ligadas à comercialização de produtos para o segmento de Spa e Wellness e de consultoria para a implantação em empreendimentos hoteleiros reúnem-se anualmente no Equipotel Spa&Wellness, salão especialmente montado na feira Equipotel.
Os visitantes conferem diversos produtos e serviços oferecidos em spas, centros de estética e clínicas de massagens, além de tendências em decoração.
6º Equipotel Spa&Wellness
Investindo num mercado em crescimento, Equipotel Spa&Wellness traz em sua sexta edição as últimas novidades em equipamentos e serviços para spas, centros de estética e clínicas de massagens, além de tendências em decoração.
O evento acontece dentro de Equipotel, nos dias 12 a 15 de setembro de 2011, no Anhembi.
• EquipotelSpa&Wellness- Feira de Produtos e Serviços para Spas e Centros de Wellness Empresas ligadas à comercialização de produtos para o segmento de Spa e...
• Início: 2011-09-12
• Final: 2011-09-15
• Duração: 3 Dia
• Categorias: Equipamentos para Hotelaria- Estética- Hidromassagem- hotelaria - lazer - saúde - Serviços - Spas.
• Caracter: Profissional
• Locais: Anhembi
• Url: Equipotel Spa & Wellness
• Adicionar evento a meu calendário
• Anhembi
• Av. Olavo Fontoura, 1209 Santana. Brasil, São Paulo
• Organizador
• Neventum / Espanha, Barcelona


VIVER SAÚDE
De 30/04/2011 a 02/05/2011 - SITCAS - Lisboa
Salão Internacional de Saúde e Bem-Estar
Sector: Saúde, Equipamento Médico e Hospitalar
Entidade Organizadora: Associação Industrial Portuguesa
Parque das Industrias - Apartado 3200
1301-923 LISBOA
Tel: 213601000
Fax: 213641301
Email: aip@aip.pt
http://www.aip.pt

InterBusiness Brasil
Outubro 20, 2011
IBB- Encontro Internacional de Apoio à indústria de Perfumaria, Cosméticos, Higiene Pessoal e Bem-estar
Beleza , Saúde , Lazer - Brasil, São Paulo - Centro de Eventos São Luís

HairBeauty
Outubro 08, 2011
Hair Beauty- Feira Internacional de Beleza, Cabelo e Estética
Beleza , Saúde - Brasil, Rio de Janeiro - Riocentro


Noticias
Fortaleza-Cabo Verde
Que tal um navio mensal ligando Fortaleza à cidade de Praia, capital do arquipélago africano de Cabo Verde? A Federação das Indústrias, o Sebrae e o Instituto Frutal mobilizam-se nesse sentido, tentando juntar as grandes, médias e pequenas indústrias de confecções, móveis, calçados, fogões, refrigeradores e cimento. E mais as de fruticultura e de floricultura.
Fonte: Coluna Egídio Serpa - Diário do Nordeste em 25.05.11



Confira a sexta edição da Revista Brasil-Portugal no Ceará
Está em circulação a sexta edição da Revista Brasil-Portugal no Ceará, publicação trimestral da CBP-CE. A matéria de capa aborda o investimento de R$ 106 milhões na construção de um terminal de passageiros no Porto do Mucuripe, em Fortaleza.

No editorial, Jorge Duarte Chaskelmann, presidente da Câmara Brasil-Portugal no Ceará, reforça o compromisso assumido por todos para a realização, em outubro deste ano, na capital cearense, do Encontro de Negócios na Língua Portuguesa (ENLP). O objetivo do ENLP é criar um espaço favorável de efetivação de negócios para todos os empresários participantes. Pensando além, Chaskelmann afirma que as negociações poderão atingir 300 milhões de pessoas que têm em comum, além da língua, uma identidade histórica, o que deve contribuir consideravelmente para expandir o mercado.
A aproximação dos países os fortalece como bloco econômico, integrado por nações que apresentam crescimento acima da média mundial e por comunidades populacionais dispostas a receber bens de consumo que elevem sua qualidade de vida social, cultural e financeira.
Terminal licitado em Setembro
Com quase 95% do projeto de dragagem executado, a Companhia Docas do Ceará espera lançar, no mais tardar, em setembro deste ano, a licitação para construção do Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe, em Fortaleza. "O projeto executivo deve estar concluído em junho", disse o presidente da Docas, Paulo André Holanda, que participou ontem, da audiência pública do Confea sobre as obras da Copa do Mundo de 2014, em Fortaleza. O Porto do Mucuripe recebe na temporada 2010/2011 - que termina este mês - 50 embarcações.
Incremento
Segundo Holanda, a estimativa é de que o novo terminal de passageiros incremente em 30% a quantidade de navios por temporada, podendo receber transatlânticos com até 330 metros de comprimento e calado de até 12 metros. Com R$ 164 milhões - recursos oriundos do PAC Copa -, o terminal marítimo ganhará novo cais de atracação com retro-área e a estação de passageiros.

Construído do zero
"Nossa maior dificuldade é que somos a única subsede que terá um terminal de passageiros construído do zero.
Os demais serão adaptações de armazéns antigos", frisou o arquiteto Alexandre Landim, responsável pelo projeto paisagístico. O novo terminal, que funcionará como flyport, será dotado de áreas comerciais, restaurantes, cafés, acesso à internet, ambulatório e representação de todos os órgãos de operação turística e alfandegária.
Destino de europeus
"Fortaleza será destino de pessoas que virão da Europa, de avião, para pegar os navios de cruzeiros aqui", avalia Alexandre Landim. (SC)
Fonte: Diário do Nordeste em 25.05.11
CONCLUSÃO

“Hoje, os turistas, principalmente os estrangeiros, procuram serviços de spas nos hotéis. Muitos, inclusive, condicionam a sua escolha com base nesse critério”.Apesar disso, comparando o mercado de spas brasileiros com os internacionais, pode-se dizer que o setor do Ceará está iniciando os primeiros passos. A exemplo disso, temos o Resort – Luso Brasileiro, do Grupo D.Pedro, o qual foi inaugurado dia 17 de Dezembro de 2010 em Aquiraz.
.
Outro exemplos de Spa de grande qualificação, são o Vila Galé da praia do Cumbuco e o proximo será o do Beach Park, o qual ira ser inaugurado este ano em Setembro.

Ambos se encontram na região geografica da periferia de Fortaleza, pelo que a iniciativa de um empreendimento desta capacidade em Fortaleza – Cidade, se torna urgente e viavel sobretudo pela crescente procura de mercado.

Neste contexto fazendo a infra -estrutura doSpa, parte de uma unidade hoteleira, a garantia de sucesso torna-se maior e mais fácil de obtenção de lucro e do retorno do investimento, para o investidor, uma vez que gera uma permanência de ocupação anual constante.

Projeto realizado por; Paula Cristina Gabriel Mouta Ilheu

Fortaleza, 30 de Maio de 2011

Bibliografia de apoio:

www.sebrae.com.br ,
Sandra AlexcaeMoren, Spas e Salões de Beleza
Paula Ilheu, projecto de capacitação de prof. De Spa, realizado para o Sebrae 2010
Spa Diva, Montreal, Quebec