segunda-feira, 31 de maio de 2010

ESTETICA; BELEZA E SAUDE

Definição:O que é a argila
O pó de argila é a matéria básica, e a água, o elemento associado para diluir o pó. A soma produz uma massa, com característica de material colóide, que é apropriada para favorecer as reações necessárias na pele. (é possível ainda associar à água um fitoterápico e/ou óleo essencial)Assim sendo não se trata de uma simples aplicação de argila no corpo, mas de uma gama de reações biológicas, químicas e físicas que promovem estímulos variados, de acordo com o meio.

Indicações e associações terapeuticas da Geoterapia:Adenite, amidalite, contusões, distúrbios circulatórias, distúrbios gastrintestinais, distúrbios renais, dores em geral, estresse, faringite, febre, feridas, inflamações, externas e internas, laringite, leucemia, picadas, reumatismo, sinusite, tumores externos e internos, processos inflamatórios, afecções dérmicas, distúrbios dos
sistemas cardiopulmonar, aplicações para a estética;acne, manchas na pele, desvitalização, rugas, redução de estrias, redução de celulite, queloses da cicatrização, ação drenante pré e pós operatório e fibroses.

A Argila na estética facial e corporal
A argila branca:É a mais indicada para ser usada juntamente com outras fontes: vitaminas, hidratação, escamação, ervas, óleos, etc. Utilizada em hospitais para tratamentos de câncer pele, de intestino, próstata, leucemia, etc.
A argila verde:
Estrias, celulite, gorduras localizadas, reprodução celular, melhora circulação sanguínea periférica, atenua manchas, combate acnes e espinhas, absorvente, redutor de pesos e medidas, descongestionante, nutre os tecidos com sais minerais, absorve radiação solar retardando o envelhecimento, desintoxicante facial, capilar e corporal.
A argila Amarela:
Há casos comprovados que, após alguns dias de uso, se reinicia o nascimento de cabelos em locais já calvos há muitos anos, pois ela melhora a circulação sanguínea (uma vez ao dia, durante 8 dias - no mínimo) e elimina caspas e excesso de oleosidade. Possui ótimo efeito tensor. Indicado para Cosmética.

A argila Cinza:
Varizes, artrite, artrose, reumatismo, contusões, feridas, luxações, osteoporose, cistite, LER, cistos uterinos, stress, úlceras, verminoses, diarréia, câncer, tumores, trombose, tuberculose, bursite, etc.
A argila Vermelha:
Usada em clínicas e hospitais para tratamentos de diversos tipos de câncer.Os melhores resultados são obtidos quando usada para reduzir pesos e medidas e no tratamento de feridas e úlceras.
A argila Marron:
É utilizada em clínicas e hospitais, para tratamentos corporais; o paciente é submetido a um banho com esta argila, passando no corpo todo. Além de prevenir moléstias, ameniza sinais e manchas, retira oleosidade combatendo espinhas, rejuvenesce o tecido celular, pois nutre com seus minerais.
A argila Preta:
Tratamento de manchas de pele. Largamente utilizada em cosmética.Tem propriedades de argila "super nobre" já que tem elevada plasticidade.È recomendada para tratamentos pós cirúrgicos de estética de rosto.

A argila Rosa:
Tratamento de revitalização da pele por seu elevado teor de hidratação.
Anti-stress, Ideal para peles cansadas e sem viço. Vitaliza a pele (brilho), devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, anti-acne, anti-seborréia, absorve toxinas, hidrata a pele. É indicada para peles sensíveis. Auxilia na queima e na drenagem de celulites e gorduras localizadas. È conhecida como o botox da argila pelo seu efeito de liffting.
A Dolomita:
Na pele, a Dolomita tem os seguintes efeitos: suaviza manchas senis no pescoço, mãos e rosto (misturada com argila na proporção 70 /30 argila/dolomita), efeito refrescante após exposição ao sol, hidrata e amacia a pele auxiliando contra agressões diárias, descongestiona a pele, promove grande hidratação, reduz processos inflamatórios em caso de acne e espinhas, suaviza manchas, olheiras e flacidez da pele do pescoço.
A argila Azul:
A composição única da argila azul dá-lhe propriedades anti-sépticas e adstringentes em peles oleosas, com seborreia e acneícas. Remove as células mortas, atua desintoxicando a pele comprometida abrindo os poros e oxigenando a pele, drena o sebo cutâneo excedente das glândulas sebáceas e regulariza o funcionamento da pele.

Tipos de Pele
PELES ÉTNICAS
O Brasil é, sem dúvidas, um grande caldeirão étnico.
A imigração foi, e continua sendo, a grande responsável por isso.
Europeus e africanos se misturaram aos nativos e, mais tarde, os
asiáticos vieram complementar a receita da miscigenação.
Existem vários tipos de pele e cada um traz em si
características especiais:
Peles morenas - Têm maior tendência à oleosidade na zona T.
Peles Amarelas - Sofrem com acne e poros dilatados.
Peles Brancas - Lutam com a flacidez precoce e a manchas vermelhas.
Peles negras - Sofrem com manchas esbranquiçadas e pêlos encravados.


Protocolos de uso
PROTOCOLOS CORPORAIS: para redução de medidas, celulite, flacidez é depurativa e desintoxicante. Promove a lipólise e aumenta a permeabilidade dos elementos e oligolementos. Devem ser aplicadas em camadas mais espessas, preferencialmente a 38ºC. Em compressas, unguentos, em banhos.
PROTOCOLOS TERAPÊUTICOS: com efeitos relaxantes e revigorantes;
além de finalidades terapêuticas em reumatismo, celulite e dermatites.
Desta maneira, deve ser aplicada por profissionais com conhecimentos específicos.
PROTOCOLOS EM PODOLOGIA: para tratamentos de pé de atleta,
frieiras, unheiro, transpiração excessiva, rachaduras e descamação dos pés.
PROTOCOLOS CAPILARES: no couro cabeludo tem ação anti-oleosidade, sebo-reguladora, ativadora da microcirculação e estimulante do crescimento dos fios. Deve ser aplicada em camadas mais grossas e sobre o couro
cabeludo, recobrindo os cabelos.
PROTOCOLOS FACIAIS: (detalhes a seguir) % recomendadas =
1) Oleosidade excessiva e acneica – 60% azul, 25% verde e 15% dourada.
2) Frontal capilar (seborréia, caspa e queda) – 90% preta e 10% dourada.
3) Pele sensível (manchas) – 70% branca, 20% dolomita e 10% dourada.
4) Tensora p/ qualquer pele (cansada – rugas – olheiras)
50% dourada, 20% branca, 20% verde e 10% preta.


Trabalhar com argilas no segmento estético pode parecer para muitos uma grande novidade, mas não podemos esquecer que há registros milenares apontando o uso da argila como praticas terapêuticas.
•Muito do que sabemos vem de um exercício de resgate dessas culturas antigas.
•Cabe a nós continuarmos estudando, pesquisando, divulgando e nos aprimorando cada vez mais, não nos satisfazendo com o que nos é dado “pronto”.
•A partir do conhecimento adquirido, exercitar a intuição, integrando as experiências praticadas, desenvolvendo estudos de casos e formatando novos protocolos.
•Assim, estaremos a contribuir para a evolução da estética e da saúde em geral.
•Bom trabalho, sucesso e acima de tudo, trabalhe com consciência, responsabilidade e honestidade profissional.
Paula Mouta Ilhéu