sábado, 8 de janeiro de 2011

SAUDE IN NATURA

Saúde no novo milénio, não devemos esquecer a saúde pessoal.
Cada vez mais especialistas relacionam a qualidade da saúde á prevenção.
E esse princípio estará presente em cada linha desta proposta.
A proposta destas matérias é demonstrar o poder das mudanças dos hábitos e do estilo de vida para alcançar uma melhor e maior QUALIDADE DE VIDA.

Aqui deixaremos também um espaço para o leitor esclarecer as suas dúvidas, colocando-nos todas as semanas algumas questões que serão adequadamente respondidas de forma a podermos todos em conjunto melhorarmos as condições
físicas, emocionais e estéticas de cada um.


A Naturopatia, ou Naturologia alicerça-se na herança Hipocrática, estabilizando a sua estrutura terapêutica nos séculos XIX e XX.
Tem como objectivos a prevenção e o tratamento da saúde do Ser Humano. Utiliza métodos e substâncias naturais. Tem um corpo teórico específico, construído ao longo destes mais de dois mil anos de História. É uma das Especialidades da Lei das Terapêuticas desde 1979 de acordo com as leis da OMS(organização mundial de Saúde).
A Alimentação é incontornável na Saúde Natural, É considerada como a base da manutenção e da recuperação da saúde, sendo também olhada como tendo fortes implicações na ecologia do Planeta.
A Medicina Natural(Naturopatia) tem um conceito e praticas diferentes do da Medicina Convencional, que se revelam tanto no que diz respeito à perspectiva da relação do ser humano com a saúde e a doença como à forma de tratar. Apesar de terem também aspetos comuns, até porque os principios de estudo são iguais aos dois tipos de medicina; os conceitos de Hipócrates e o estudo do tratado de fisiologia humana.
A História de uma área do saber é indispensável para a compreender e integrar na História da sociedade humana. A História das Ciências da Saúde é tão antiga como o próprio Ser Humano.
A Deontologia nas profissões da Saúde são um legado de Hipócrates. Sem ela, não existe um profissional consciente e de qualidade. O primeiro Código Deontológico na área da Medicina Natural na Europa foi adotado em Portugal em 1992.
Quatro séculos antes de Cristo, Hipócrates (considerado o pai da Medicina) já falava: “Faz da comida o teu remédio”. Esta afirmação nunca foi considerada tão verdadeira como nos tempos atuais por médicos e cientistas que complementam: “De todos os fatores que afetam o envelhecimento, a alimentação é o mais importante”.
Além de classificarmos em alimentos ruins ou bons para a saúde, existe uma classe de alimentos que fornecem ao organismo substâncias que auxiliam na prevenção e até no tratamento de doenças. São os alimentos antioxidantes, os quais têm a capacidade de combater os temidos radicais livres que, em excesso, comprometem o bom funcionamento do organismo e aceleram o envelhecimento. Sabe-se que a maioria dos radicais livre se forma no intestino, por isso a importância de uma dieta antioxidante e limpeza intestinal.

Atualmente sabemos que tanto as frutas como as verduras são potentes antioxidantes naturais. As vitaminas C, E e A presentes em abundância em frutas como a laranja, acerola, manga e maçã têm o poder de reduzir os radicais livres. Um copo de suco de acerola, por exemplo, tem aproximadamente 1 grama de vitamina C.

A dieta do mediterrâneo vem ganhando destaque neste assunto, devido ao uso de azeite de oliva extra virgem e nozes, que são poderosos redutores do LDL (o colesterol ruim) e ajudam na longevidade.

Estudos comprovam também que a Aveia e Suco de uva ajudam a proteger o coração. Este último, devido a um pigmento encontrado na casca das uvas vermelhas, os flavonóides, que aumentam as taxas do bom colesterol e ajudam a prevenir o enrijecimento das artérias, além de contribuirem para uma maior hidratação da pele .

Outro poderoso alimento para a prevenção de doenças é o tomate. Especialistas recomendam 1 colher e meia de molho de tomate ao dia ajuda a reduzir em até 50 % o risco de 11 tipos de câncer, entre eles os de esôfago e próstata. Claro, desde que o tomate venha de uma cultura orgânica.

Outros alimentos antioxidantes são a soja, alho, castanha do Pará, que também ajudam a prevenção de males cardíacos.

Além dos alimentos, outras dicas são importantes:
1- Ler o rótulo dos produtos antes de comprá-los;
2- Sempre tenha frutas em lugar visível na casa, pois na hora da fome escolhemos os primeiros alimentos que aparecem em nosso campo visual;
3- Evitar comer distraidamente, em pé ou vendo televisão;
4- Em restaurantes, peça que o molho da salada seja servido a parte;
5- Inclua pelo menos de 3 a 5 frutas na alimentação diária. Elas podem atrasar o seu relógio biológico em até 4 anos;

Cabe reafirmar que uma dieta antioxidante, rica em fibras e alimentos orgânicos, exercícios físicos, limpeza intestinal, pensamentos positivos, meditação e o respeito às características individuais de cada um pode nos levar a uma vida com saúde, longevidade, felicidade e mais beleza.


Algumas dicas para ficar elegante saudavel e feliz.
Quando o assunto é perda de peso e redução de gordura corporal, é comum vermos as pessoas cometerem muitos erros com a intenção de alcançar o corpo desejado. Apesar da busca por uma fórmula mágica ser tentadora, só há uma maneira realmente eficaz e saudável para a redução de peso e gordura corporal: mudar seus hábitos alimentares e se exercitar mais. A boa notícia é que apenas 3 semanas é o tempo suficiente para que qualquer mudança se torne um hábito. Além disso, essas mudanças no seu estilo de vida não precisam ser drásticas.
Eis algumas dicas úteis para incorporar novos hábitos que irão auxiliá-lo a obter os resultados desejados.

• Esqueça a balança de banheiro
Guie-se mais por como você se sente, como estão suas roupas e sua aparência. Os números dados pelo ponteiro da balança não são um indicativo de composição corporal, ou seja, da quantidade de gordura corporal e de massa magra. Somente um profissional qualificado poderá fazer uma avaliação mais profunda, utilizando equipamentos específicos como adipômetros e aparelhos de bioimpedância. Aí sim é possível comparar o antes e o depois e verificar se houve real perda de gordura corporal.
• Mantenha-se hidratado
Uma boa hidratação ajuda o organismo a evitar a retenção hídrica e eliminar toxinas, melhora o funcionamento intestinal, aumenta a resposta ao estímulo da atividade física e pode prevenir cãimbras musculares, entre várias outras funções. Além disso, a água é fundamental em vários processos metabólicos. Tenha sempre em mãos uma garrafinha de água para ir bebendo ao longo do dia, e lembre-se que é fundamental hidratar-se antes, durante e depois da atividade física.
A forma mais adequda de tomar água é até 30 minutos antes das refeições e cerca de 2horas após as mesmas. Dessa forma evita o atraso da digestão, e o volume exagerado do aumento do estômago.
• Procure ingerir alimentos saudáveis à noite
Durante a noite, nosso organismo geralmente tem um menor gasto calórico, e todo o carboidrato ingerido em excesso será facilmente convertido e armazenado na forma de gordura. Isso não significa que você deva cortar completamente o carboidrato à noite, mas sim limitar as quantidades. Quando não for possível ingerir alimentos como, por exemplo, uma salada com legumes, prefira um sumo de fruta natural, ou o consumo de uma sopa.
• As gorduras não devem ser abolidas da alimentação
Apesar de serem com frequencia consideradas as “vilãs” das dietas, as gorduras desempenham papéis importantes no organismo, auxiliando na absorção de vários nutrientes, na regulação hormonal, na lubrificação do intestino, entre outras funções. Por isso, não devem ser totalmente excluídas da dieta quando o objetivo é o emagrecimento saudável. Dê preferência às gorduras insaturadas de origem vegetal. As gorduras insaturadas dividem-se em 2 tipos: monoinsaturadas e poliinsaturadas. Os ácidos graxos essenciais (ômega-3 e ômega-6) são um tipo de gordura poliinsaturada e são assim chamados porque nosso corpo não consegue produzi-los. Portanto, eles devem estar presentes na nossa dieta, seja através de alimentos (sementes de linhaça, azeite de oliva, etc.) ou pelo uso de suplementos.
•O seu estômago não possui dentes!
Uma boa mastigação é fundamental para que os alimentos sejam digeridos corretamente e bem aproveitados pelo organismo. Além disso, você dará tempo para que a sensação de saciedade seja transmitida para seu cérebro, evitando a ingestão exagerada de alimentos. Mastigue lentamente e tenha consciência do que está comendo.